Precisamos falar sobre Capitão América: Guerra Civil

Sorvil Baner New  Blog Civil War 2

Capitão América: Guerra Civil estreou com recordes de bilheteria no Brasil. O sucesso do Universo Cinematográfico Marvel é inegável, eles encontraram o mapa para uma mina de ouro. Porém como toda riqueza ela tente a se esgotar, se não renovada. E está na hora de uma renovação do UCM.

Batman Vs Superman (e lá vai ele falar de DC, você deve ter pensado) não foi o sucesso que a Marvel está acostumada a fazer no cinema, isso é um fato. Mas foi ousado o suficiente para apresentar novos elementos de super-heróis no cinema. E é isso que esperamos quando vamos assistir a esses filmes. Recentemente o roteirista Sthephen McFleely tentou explicar um dos motivos que os filmes da Marvel mais são criticados: os seus vilões. 

Segundo o roteirista dos três filmes de Capitão América e Thor: Mundo Sombrio os vilões não tem espaço suficiente para crescer no filme, além de não terem tanta importância para a história como os super-heróis. Acredito que o vilão faz parte da jornada do herói e precisa crescer tanto quanto ele. Não vou comparar com filmes da DC, mas vou comprar com a Fox. Ela pode ser tudo, menos omissa em seus vilões. E os fãs de Homem-aranha vão perceber essa diferença no filme solo do herói, com a troca de estúdios. Isso quer dizer que: não acredito que a Marvel vai mudar do dia para a noite e passar a investir seus preciosos minuto$ nas salas de cinema em vilões. Dito isso, vamos agora para a critica ao filme em si, pois essa foi uma critica minha ao UCM.

tumblr_m3j0v7mMNM1qkos9j.gif
Essa critica contém spoilers, é claro.

O clima do filme

Toda a seriedade que existe no filme é ótima para a construção da batalha entre os super-heróis. Os momentos de drama são necessários, assim como os de alívio cômico. Alguns personagens, como o pantera negra, ficaram por conta de dar esse tom mais sério. O Pantera sem duvidas foi uma grande surpresa, a apresentação e construção do personagem é feita de forma natural e sem muitas explicações. Os fãs dos quadrinhos entendem rapidamente a história do protetor de Wakanda, mas quem não conhecia o personagem sentiu dificuldades para entender qual o significado dele e a importância de Wakanda. Acredito que isso vai ajudar a divulgar o filme do Pantera Negra, na curiosidade muitas pessoas já sairão da sessão pensando no filme solo do pantera.

Outro ponto positivo do filme foi o Homem-aranha, que não teve uma terceira reintrodução de história. Em poucos minutos o roteiro consegue te explicar tudo o que você já viu do personagem nos últimos filmes (Homem-Aranha de 2002 e O Espetacular Homem-Aranha de 2012). E espero que mantenham isso no filme solo, não precisamos de mais um filme contando a origem de um personagem tão popular e amado.

Sem título

A motivação dos personagens

Algo muito importante para a batalha entre heróis da Marvel é a motivação dos personagens. O Capitão América tem como motivação pessoal seu amigo Buck, que desde Capitão América: o primeiro vingador tem sido o seu calcanhar de aquiles. Já o Tony Stark tem motivações emocionais e possessivas (querer controlar tudo é sinal de possessividade). Talvez a melhor motivação do Homem de Ferro seja a morte dos pais. O que explica a batalha mais séria e grave de todo o filme. Vamos admitir que aquela luta do aeroporto não foi violenta como a cena de luta dos três (Buck, Rogers e Stark). Em certos momentos o Capitão ou o Homem de ferro poderiam ter morrido em combate, o que não seria algo interessante caso a Marvel tivesse coragem.

9dez2015---foram-divulgadas-as-primeiras-imagens-do-filme-capitao-america-guerra-civil-que-estreia-no-brasil-no-dia-28-de-abril-de-2016-1449693775501_956x500.jpg

Os pontos negativos do filme

Os vilões ainda são um problema para a Marvel. Suas motivações são plausíveis? Claro! Mas não convence o telespectador. Seria interessante ver um flash black para mostrar como foi impactante a morte da sua família, isso ajudaria nas construção do personagem. Outro fato que não aproveitaram foi a essência do vilão nos quadrinhos, que poderia e deveria ter sido utilizada. O Barão Zemo é um ótimo vilão que foi totalmente desperdiçado.

O CGI em alguns momentos atrapalha o desenvolvimento de algumas batalhas. Tira o peso dos personagens e tornam eles mais leves para pular, correr e bater (como na cena de perseguição do Pantera Negra, Buck e Capitão América). E isso não tem acontecido somente nesse filme.

Rever o filme pela segunda vez muda totalmente a visão de quando assistimos pela primeira vez, pois passamos daquele momento de animação e começamos a ver os erros. É muito importante a Marvel começar a mudar seu conceito e dar mais espaço para os vilões, pois estamos esperando Thanos a tanto tempo que a expectativa para que ele está altíssima! E quando a nossa expectativa não é atingida, ficamos insatisfeitos. E para o UCM continuar lucrando e fazendo filmes, precisa da satisfação do publico.

Anúncios

4 comentários sobre “Precisamos falar sobre Capitão América: Guerra Civil

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s