Game of Thrones: a melhor batalha medieval da dramarturgia

Atenção, esse texto contém spoilers dos últimos acontecimentos de Game of Thrones

content_pic
Dracarys de Spoiler!

No ultimo episódio de Game of Thrones, intitulado “Battle of the Bastards“, vimos a batalha mais impressionante da TV. Miguel Sapochnik, diretor do episódio, realmente conseguiu impressionar a todos no nono episódio da sexta temporada da série que foi transmitido no último domingo (19). A grande batalha que tomou conta do capítulo foi imensa em termos técnicos e difícil de filmar, tanto que os showrunners David Benioff e D.B. Weiss não conseguiram encontrar bons exemplos de algo similar no cinema. Eles acharam melhor usar a história para construir uma batalha medieval mais realista e fiel. A Batalha de Canas foi a escolhida para servir de apoio para a luta entre os Stark e Ramsay Bolton, segundo Sapochnik.

“Eu também fiz uma porção de pesquisas sobre Alexandre, o Grade, que foi lendário em confrontos estratégicos”, comentou o diretor. A Batalha de Canas, que aconteceu em 216 a.C, foi onde o exército de Cartago derrotou um grupo muito maior de inimigos a República Romana liderada por Lúcio Emílio Paulo e Caio Terêncio Varrão.

John-Trumbull-The-Death-of-paulus-Aemilius-at-the-Battle-of-Cannae.JPG

Outra batalha que serviu de inspiração foi a batalha romana contra os cartagineses, em que os romanos ficaram presos em um cerco e simplesmente foram abatidos. Além dessas duas, a guerra civil americana também serviu como base, ou pelo menos uma de suas consequências inesperadas. “O episódio tornou-se incrivelmente compacto. Todos estes homens, todos estes combatentes, se enfrentaram em um espaço incrivelmente apertado no campo de batalha”, disse Benioff. O objetivo era colocar os espectadores no fervor da batalha, além de retratar um choque entre exércitos de uma maneira que não tinha sido feita até o momento.

“Desde o começo nós tínhamos noção que algo que faltava no seriado era uma verdadeira batalha medieval em que dois lados unem todas as forças possíveis para entrar em um campo de batalha”, explicou Weiss. “Este é um marco para a história humana e nós começamos a olhar por meio de amostrar de filmes que conquistaram o mesmo marco. Mas não há alguma produção cinematográfica que de fato faça você sentir o que é estar no chão ou ofereça um sentido geográfico da batalha.”

Benioff adiciona que “Só para sentir o tipo de aleatoriedade que envolve as flechas sendo atiradas em todos os lugares, as pessoas sendo mortas e pisoteadas pelos cavalos, muitas coisas que envolvem apenas sorte. Jon Snow é um combatente muito habilidoso, mas parte da razão de ele sobreviver a esta batalha é apenas sorte.”

20160602-ep609-publicity-still-02900129851-1-186137

Outra curiosidade sobre o episódio foi publicado pela revista EW que especificou tudo sobre a cena de guerra de “Battle of the Bastards”, detalhando quantas pessoas, quanto dinheiro, quantos animais e muito mais estavam envolvidos na produção da grandiosa sequência. Confira os números:

  • 600 membros na equipe de filmagem
  • 500 figurantes para compor os exércitos
  • 70 cavalos
  • 25 dublês
  • 25 dias de gravação (o que é muito para um único episódio)
  • 4 equipes de câmera
  • Em média cada episódio da temporada custa 10 milhões, mas esse episódio provavelmente custou muito mais que isso.

Não há dúvidas que Game of Thrones está trilhando para o final definitivo da série. Já foi confirmado que serão produzidas mais duas temporadas, uma com 6 episódios e a última com apenas 5. Enquanto isso, George R.R. Martin continua na batalha de escrever “Os Ventos do Inverno”.

Anúncios

3 comentários sobre “Game of Thrones: a melhor batalha medieval da dramarturgia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s