Análise de Batman Vs Superman: A origem da justiça

Talvez eu nunca tenha demorado tanto para fazer um texto. Comecei na quinta-feira (24 de Março), quando assisti pela primeira vez. Resolvi esperar para continuar a escrever até assistir pela segunda vez (no dia 27 de Março). E ainda vou ver pela terceira vez (30 de Março), pode ser que altere algumas coisas. Finalmente consegui terminar e colocar todas minhas ideias e explicar o máximo possível para que possam entender. Espero que gostem.

Faz muito tempo que não vejo um filme que trouxe tantas discussões, pelo menos um que tenha feito tanto sucesso de bilheteria. É imprescindível que as pessoas passaram a amar mais a ‘treta’ do que a paz (o coringa está em vocês?). Talvez a internet abriu espaço para que as pessoas começassem a expor suas opiniões sem medo, ou se esconder através do anonimo e desferir seus pensamentos. Batman Vs Superman é um filme 8 ou 80, ame ou odeie. Porque isso? Tentarei explicar.

Poucas pessoas realmente amam e acompanharam as histórias em quadrinhos. É um mercado antigo e rico em material, que deixaria qualquer um preguiçoso ou confuso para começar a ler (eu sei disso, me sinto assim). É fato que as pessoas tem preguiça de ler, seja livro ou até mesmo essa matéria, quem dirá acompanhar milhares de edições de HQs e ter dinheiro para isso. Depois que os super-heróis fizeram fama no cinema e os jovens se interessaram pelo assunto, surgiram vários ‘especialistas’ no assunto que seguem fielmente as histórias em quadrinhos e comentam resumos e analises na internet. É nisso que 90% dos fãs se baseiam para ‘formar suas opiniões’. Qual o problema disso? Eles não conseguem formar uma própria, estão sempre se espelhando na de alguém. E é esse um dos obstáculos que a DC está enfrentando, não só a força que a Marvel já tem nos cinemas, mas o publico novo que ela atingiu que não conhece muitas coisas que o Snyder fez referencia. Isso já começou a mudar depois que os ‘especialistas’ no assunto começaram a explicar muitas coisas no filme que ficou confuso para quem não entendeu. Esse, meus amigos, é o principal motivo por Batman Vs Superman não ter sido aceitado por muitos no começo. Os filmes da Marvel entregaram tudo mastigado aos espectadores (e isso é ótimo). Mas o Snyder trouxe um filme denso e para o publico que já conhece os quadrinhos. É quase como dizer: tenha conhecimento primeiro para depois entender.

É claro que o filme tem seus defeitos. Afinal como eu acabei de dizer, o universo da DC está sendo apresentado e expandido em um único filme. A Marvel teve um tempo grande para fazer seus filmes, preparar o solo e cometer erros que hoje em dia são esquecidos pelos fã e lembrados por quem a critica. Mas vou deixar de enrolação e começar a falar do filme.

Atenção! Esse texto contém spoilers.

583580.jpg

O diretor

É difícil gostar do Zack Snyder, ele deve ter sido colega de sala no curso de cinema com Michael Bay (repare nas semelhanças dos filmes: explosões, destruição e iluminação). Mas a sua ousadia não o deixa sentir medo de aceitar desafios e adaptar história complicadas para o cinema. Poucos gostaram de Watchman, eu mesmo por não conhecer as HQs não me interessei pelo filme, e outros menos ainda de Homem de Aço. Superman sempre foi uma adaptação complicada e muitas pessoas não se identificam com o personagem. Mas para mim, Snyder conseguiu uma ótima versão do alienígena que melhorou bastante em Batman Vs Superman. Ele aprendeu muito com esse filme, e tenho convicção que vai melhorar e muito no filme da Liga da Justiça.

Batman-V-Superman-Trailer-3-Armor.jpg

O Batman

Não acho correto comparar as atuações de outros personagens para tentar a chegar na conclusão de qual é o melhor. A versão do Bale é diferente da versão do Affleck, e assim sucessivamente. No filme nos deparamos com um Batman com quarentão e com um passado traumático. E isso faz deste cavaleiro das trevas uma excelente versão para os próximos filmes, com um passado denso e rico a ser explorado. Algumas pessoas criticaram o personagem por não pensar duas vezes antes de matar um bandido  colocar uma sentença de morte nele, mas isso é o reflexo de um Batman que já está combatendo o crime a mais de 20 anos em Gotham. É interessante a comparação que Bruce Wayne faz da Erva Daninha com os bandido: “Sempre que você tira um, cresce mais”. É esse Batman que nós temos, que está cansado de combater o crime por ele sempre estar vencendo. Outra frase que Bruce fala para o Alfred que também mostra isso é: “20 anos em Gotham e quantos homens continuaram bons?”.

A motivação o Batman combater o Superman, na minha opinião, é a mais forte. Lex é a chave principal para essa disputa com as suas manipulações ele plantou e cultivou a raiva de Bruce Wayne. E exatamente por ter sido manipulado e cego pelo ódio, ele deixou de pensar ou acreditar que o Superman teria um família ou algo haver com a Terra. Quando o nome da “Martha” é pronunciado, o Batman começa a se perguntar o porque dele saber nome da sua mãe. Lois Lane revela para ele que é o nome da mãe do Superman, e nesse momento toda aquela imagem que o Batman construiu sobre o seu até então inimigo, foi desmontada. Isso não justifica que poderia ter sido melhor essa reviravolta, mas se alguém conseguiu pensar em uma melhor, por favor deixe nos comentários.

Superman-vs-Batman

O Superman

A coisa que mais amei que girou em torno do personagem é a discussão sobre religião, Deus e poder. Nesse filme podemos ver como o Lex Luthor é uma peça chave para a construção do Superman, sem Lex não exite Superman (será que o erro do primeiro filme foi esse?). Todas as noticias e debates que vemos na televisão é como seria a reação do mundo real, e o filme usar figuras da vida real nesses momentos foi algo muito legal. Para mim, Snyder ganhou meu respeito por conseguir mostrar todas essas coisas nesse filme. A falta de ação e pancadaria no começo é importante para dar essa ambientação. Porém se tem uma cena que me incomodou, foi a de Lois Lane na Africa com o Superman a salvando. E para falar a verdade a Lois é um problema sério na vida do super-herói, ele precisa parar tudo o que está fazendo para salvar ela sempre (e isso me da tédio).

ww.png

A Mulher Maravilha

Antes de mais nada: eu queria pelo menos meia hora de Gal Gadot no filme. Estou apaixonado por essa mulher e profundamente triste por não terem dado mais falas no filme. O momento em que o cinema tremeu e as pessoas gritaram foi a sua primeira aparição como Mulher Maravilha. Foi muito engraçado ver como a personagem estava curtindo a luta com o Apocalipse, afinal 100 anos é bastante tempo sem uma boa porrada. É notório que antes dela entrar em ação se encontra em um dilema entre voltar a agir como heroína ou não (talvez ela fez uma promessa a alguém ou um trauma antigo?). Mas é fato que já estamos ansioso para o filme solo da Mulher Maravilha, não é mesmo?

Batman_v_Superman_Dawn_of_Justice_97987

Alexander Luthor Jr

Sim, Alexander Jr. O Filho de Lex Luthor. Isso é importante para percebermos que esse psicopata é diferente, em partes, do seu pai. Mas que foi profundamente influenciado por ele e foi moldado nesse filme. Não sabemos todas as atrocidades que ele sofreu de seu pai, mas com certeza foi algo que o deixou marcado para ter tanto ódio de deuses. Eu realmente gostei da atuação de Jesse Eisenberg e sugiro assistir o filme legendado, acredite a dublagem arruiná o personagem. Como eu já disse, Lex Luthor foi uma peça fundamental para a construção do Superman, e mostra que ele deve existir para deixar o Super-herói mais interessante para nós.

A polêmica edição do filme

Um dos pontos mais criticados, e concordo em partes, é a edição do filme. Isso aconteceu pelo cortes que o filme sofreu para abaixar a classificação e atingir um publico maior. É natural que o filme tenha ficado picado. E se me permitem, comparo com Vingadores: Era de Ultron que também foi picado para diminuir a duração do filme. Isso sempre vai ser um problema, pois além de fugir do roteiro original pode causar essa confusa das cenas. Estou muito ansioso para assistir a versão estendida de 3 horas (isso mesmo, 30 minutos do filme foram cortados). Isso deixou o filme ruim? Não! Por ter assistido mais de uma vez, posso afirmar que quando você rever o filme entenderá melhor muitas cenas.

Apesar dos defeitos o filme é muito bom. Tenho certeza que as pessoas vão começar a mudar suas opiniões conforme forem entendendo as coisas que ficaram confusas em suas cabeças. E recomendo a você, que leu até o final, começar a aproveitar os dois universos e preparar a sua carteira. Vem ai MUITOS filmes e vamos poder aproveitar essa época de ouro para os super-heróis.